Em foco: Fumihiko Maki

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4 World Trade Center (New York, 2013). Image © Flickr user gigi_nyc licensed under CC BY-NC-ND 2.0

Fumihiko Maki, vencedor do Prêmio Pritzker e da Medalha AIA Gold, completa hoje 91 anos. Amplamente considerado um dos arquitetos japoneses mais importantes ainda em atividade, Maki tem um estilo singular de raízes modernas que reflete sua origem japonesa. Toshiko Mori elogiou a habilidade de Maki de criar "atmosferas inefáveis" usando uma simples paleta com alguns tipos de metal, concreto e vidro. A frequente integração e adoção de novos métodos construtivos como parte de sua linguagem de projeto contribui para sua busca pessoal de criar "cenas inesquecíveis".

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Fumihiko Maki at MIT Media Lab, 2010. Image © Flickr user jeanbaptisteparis licensed under CC BY-SA 2.0

Nascido em Tóquio em 1928, Maki se formou em arquitetura em 1952 na Universidade de Tóquio antes de passar um ano na Cranbrook Academy of Art em Bloomfield Hills, Michigan. Após concluir o mestrado em arquitetura na Graduate School of Design (GSD) de Harvard, trabalhou nos escritórios Skidmore, Owings and Merrill e Sert Jackson & Associates. Em 1965, retorna ao Japão para estabelecer seu próprio escritórios, Maki and Associates, em Tóquio.

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Spiral (Tokyo, 1985). Image © Wikimedia user Chris 73 licensed under CC BY-SA 3.0
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Makuhari Messe (Chiba, 1989). Image © Wikimedia user 掬茶 licensed under CC BY-SA 3.0

Tóquio é o lugar onde nasci, cresci e me formei. Também foi em Tóquio que me familiarizei com algumas das poucas obras de arquitetura moderna que existiam no Japão nos anos 1930 - as casas brancas de pioneiros como Kameki Tsuchiura (que foi aluno de Frank Lloyd Wright quando este estivera no Japão projetando o Hotel Imperial), Sutemi Horiguchi e Antonin Raymond.

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TV Asahi Headquarters (Tokyo, 2003). Image © Wikimedia user Wiiii licensed under CC BY-SA 3.0
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The National Institute for Japanese Language. Image© Wikimedia user Wiiii licensed under CC BY-SA 3.0

No ensaio que acompanha o Prêmio Pritzker de Maki em 1993, o historiador de arquitetura Kenneth Frampton compara seu trabalho ao de Norman Foster, Gunter Benisch e Renzo Piano, dizendo:

Não é necessário dizer que sua sintaxe mudou ao longo do tempo, do racionalismo cúbico informal de seus primeiros edifícios, evidentemente em débito com [Josep Lluis] Sert, ao mosaico minimalista do meio de sua carreira e, finalmente, ao caráter estratificado e leve de suas obras mais recentes.

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MIT Media Lab Extension (Cambridge, 2009). Image © Wikimedia user Unmadindu licensed under CC BY-SA 3.0

Nos anos seguintes, o trabalho de Maki manteve esse "caráter estratificado", visto em projetos como a sede da TV Asahi em Tóquio, a extensão do MIT Media Lab e, claro, a forma cristalina do 4 World Trade Center em Nova Iorque. 

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Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Em foco: Fumihiko Maki" [Spotlight: Fumihiko Maki] 06 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773116/em-foco-fumihiko-maki> ISSN 0719-8906

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